O planetário, tenha ele uma estrutura fixa ou móvel, é um local importantíssimo e pode ser considerado um multiplicador e ao mesmo tempo um facilitador da divulgação do conhecimento em astronomia e das ciências espaciais. Sua importância, ao longo da história, vai além da apresentação de conteúdos visuais lúdicos que encantam, ele oferece a oportunidade de integração da comunidade científica (pesquisadores, professores, alunos e técnicos) com a população em geral, através de um ambiente no qual são ministradas palestras, encontros, seminários e eventos onde o foco é a disseminação desde o conhecimento ancestral da astronomia até os avanços atuais e os impactos que eles trazem à nossa sociedade.
No Rio Grande do Sul temos uma série de planetários vinculados à unidades de ensino que vão desde escolas à universidades. Alguns projetos contam com toda sua infraestrutura fixa e outros apresentam o planetário móvel, que é desenvolvido num tecido apropriado e tem o formato de um domo. O ar infla a estrutura e em seu interior forma-se uma área que permite o acesso das pessoas e a realização das projeções.
As informações constantes no mapa interativo abaixo, foram baseadas nos sítios das universidades, planetários e escolas do RS, além da Associação Brasileira de Planetários (ABP).
Para uma melhor experiência de navegação no mapa interativo, seguem algumas orientações:
- Use os botões de “+” e “–” no canto inferior direito do mapa como ferramenta de “zoom“;
- Clique com o botão esquerdo do “mouse” sobre o mapa e ainda segurando-o, arraste o mapa pela tela para ter um novo posicionamento;
- Ao clicar no ponto colorido, você será direcionado ao sítio do referido planetário.